WeCreativez WhatsApp Support
Nosso time está aqui para tirar suas dúvidas.
Oi, como posso ajudar?

Body Scan

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA PARA INICIAR ACADEMIA

Ingressar na academia é um passo significativo para começar uma vida saudável. No entanto, muitas pessoas desconhecem a grande importância de realizar uma avaliação antes de começar as atividades físicas. Analisar o condicionamento e a aptidão física do indivíduo dará indicações para um treino mais eficaz e uma prescrição alimentar correta.

O profissional que fará a avaliação deve ser capacitado para saber verificar os dados coletados e traçar as metas a serem alcançadas. Essa análise consiste em verificar o peso, a altura, a análise das dobras cutâneas – com a utilização do adipômetro –, o histórico médico e conversar sobre possíveis problemas de saúde ou restrições físicas. Além disso, o treinador irá perguntar sobre o histórico de exercícios para saber se há uma prática regular de atividades físicas, qual modalidade ou há quanto tempo não há treino. Ao saber a condição do avaliado, o treinador saberá os limites e potenciais do indivíduo, evitando atividades que exijam muito esforço e que possam ocasionar lesões.

“A avaliação física tem como objetivo diagnosticar os pontos fortes e fracos do paciente, além de verificar o condicionamento físico que irá proporcionar informações importantes para a criação de programas de treinamentos adequados.” – aponta José Pinheiro, clínico geral e fisiologista do exercício

Todas essas informações serão cruciais na hora de montar o programa de treinamento personalizado e definir os objetivos dos exercícios, como emagrecimento ou aumento da massa muscular, por exemplo. O ideal é que essa avaliação física seja refeita para acompanhar o progresso do indivíduo.

Conhecer a importância da avaliação física é essencial se você busca ter mais controle e resultados no seu treino de academia. Por esta razão, uma boa avaliação física deve monitorar diversos indicadores de saúde. Isso porque, quanto mais informações, melhor será os efeitos dos seus exercícios físicos.

O processo de uma avaliação física se resume em:

  1. Avaliar
  2. Analisar
  3. Prescrever

Na segunda etapa, a avaliação física deve analisar diversos indicadores de saúde. Assim, prescreve as características que influenciam o condicionamento físico do avaliado.

“A construção de indicadores de saúde é necessária para analisar a situação atual de saúde, fazer comparações e avaliar mudanças ao longo do tempo (VAUGHAN e MORROW, 1992).”

Nesse sentido, os indicadores de saúde são importantes para identificar a ocorrência de distúrbios e doenças pré-existentes. Assim, é integrado com a análise de marcadores fisiológicos. Dentre eles, o índice de massa corporal (IMC), quantidade de água que o corpo precisar ingerir diariamente, massa muscular, entre outros.

Por isso, ao fazer uma avaliação física antes de iniciar os exercícios, verifique se há a análise das seguintes questões:

1- PERCENTUAL DE GORDURA

Saber o percentual de gordura contida no seu corpo em uma avaliação física é importante para predizer a propensão de doenças cardíacas, diabetes, pressão arterial, entre outros fatores que causam mau funcionamento do corpo.

2- HIDRATAÇÃO

Identificar o estado de hidratação do indivíduo é essencial porque ocorrendo uma hiper ou hipo-hidratação, o corpo começa a apresentar sinais de mau desempenho e perda de rendimento nos exercícios.

Atenção: uma leve perda de 2% no estado de hidratação corporal já é capaz de reduzir a dissipação de calor e comprometer a função cardiovascular e capacidade de se exercitar.

3- MASSA MUSCULAR

A massa muscular representa a quantidade em percentual e em quilos do indivíduo. Diante disso, saber a quantidade de massa muscular em uma avaliação física é de grande importância para evitar dificuldades futuras para realizar tarefas. Tanto em relação a seu cotidiano quanto na redução de força nos exercícios.

Leia mais: Qual a importância do exercício físico regular para sua saúde?

4- IMC, ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

O IMC é a sigla para índice de massa corporal, que avalia o peso do indivíduo em relação à sua altura. Com essa avaliação, o profissional identifica se o avaliado está dentro do peso ideal, acima ou abaixo do peso desejado.

Este dado é essencial, porque estar fora do peso ideal indicado no cálculo do IMC influencia negativamente na sua saúde. Podendo aumentar o risco de doenças crônicas e infarto, por exemplo.

5- TAXA METABÓLICA BASAL

A taxa metabólica basal representa o quanto que o corpo consome de energia para que suas funções vitais sejam mantidas sem qualquer tipo de atividade física. Ou seja, quanto maior a taxa metabólica basal, maior o consumo diário de energia. Esse dado é importante, principalmente, para as pessoas que desejam reduzir o percentual de gordura e melhorar seu treino.

Sem dúvida, uma avaliação física de qualidade deve analisar os indicadores de saúde e marcadores fisiológicos com segurança e eficiência. Por isso, opte por academias que oferecem benefícios para sua avaliação, como o uso de tecnologias de ponta.

A avaliação física da academia Hype é de última geração e conta com a análise de 6 bioindicadores de saúde, essenciais para o seu resultado. Por meio de um scanner digital, em apenas 2 minutos você acessa seus resultados, que são enviados diretamente para o seu e-mail!

Imagine que você foi convidado para fazer uma trilha de 15 km nas montanhas para daqui um mês. E, ao saber, você se anima e começa uma rotina de exercícios e alimentação saudável, porém, sem apoio de um profissional de saúde. Então, ao chegar o dia da tão esperada trilha, infelizmente acaba não conseguindo atingir o objetivo que tanto queria e se frustra com isso. Será que essa situação poderia ser revertida?

A resposta é sim! Essa situação pode ser revertida com a simples atitude: fazer uma avaliação física.

Como sempre destacamos em nosso blog, apostar nos exercícios físicos é a escolha certa para quem quer melhorar sua saúde, qualidade de vida, autoestima e evitar diversas doenças cardiovasculares e metabólicas, como a diabetes.

Contudo, se você quer atingir o seu objetivo com mais eficiência, é essencial mensurar suas capacidades físicas antes de iniciar o programa de treino. Então, é aí que a avaliação física entra!

“Realizar a avaliação física permite que sejam identificadas características fundamentais para a construção de um plano de exercícios personalizado mais eficiente, que previne lesões e é mais prazeroso. Além disso, ao realizar a avaliação, o profissional pode observar riscos de doenças cardiovasculares, metabólicas, pulmonares ou do sistema locomotor que podem ser agravadas pela prática de exercícios físicos.” – CREFPR.

Portanto, a avaliação física é importante porque ela avalia o seu condicionamento físico, indica os melhores exercícios físicos e faz a prescrição alimentar correta. Por isso, deve ser o primeiro passo antes de iniciar qualquer rotina de treino.

Leia também: 5 motivos para começar uma atividade física hoje!

O objetivo principal da avaliação física é mensurar o condicionamento atual do avaliado. Para isso, são realizados diferentes testes para analisar e definir as seguintes características:

  • Explicita a anatomia
  • Verifica o nível das capacidades físicas
  • Detecta aptidões biológicas e fisiológicas
  • Descobre a ocorrência de alguma doença pré-existente
  • Identifica limitações

Não é apenas antes de começar a malhar que é preciso de uma avaliação. As avaliações físicas devem ser feitas periodicamente. Como também, seus resultados precisam ser sempre comparados ao anterior. Assim, o profissional analisa suas melhorias ou falhas, tanto no aspecto condicional como no físico.

Scanner digital – união entre tecnologia e avaliação física para otimizar a sua saúde.

Agora, a avaliação física da Hype oferece um aparelho de bioimpedância. Para quem não sabe, a bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura.

Na Hype, nosso aparelho é o mais moderno do mercado e possibilita dados de 6 marcadores fisiológicos diferentes em apenas 35 segundos, e os resultados são enviados diretamente pelo seu e-mail.

Os marcadores fisiológicos analisam diversos pontos da sua composição corporal. Assim, determinam seus índices de massa muscular, percentual de gordura, quantidade de líquido no seu corpo entre outras variáveis.

Calcule seu IMC e agende uma aula gratuita na Hype!