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Hormônios da felicidade

Você sabe o que é o quarteto da felicidade?

Endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina. Falar de hormônios pode não ser muito a sua praia, mas você vai gostar de saber quais são as funções do chamado quarteto da felicidade. Além da felicidade, como o próprio apelido já revela, o quarteto é capaz de trazer sensações de bem-estar, recompensa e alívio de dores.

Sabe o que é o mais legal? Nosso próprio corpo produz e libera esses neurotransmissores, que são mensageiros químicos de sinais entre neurônios, células nervosas e outras células do corpo. Em desequilíbrio, podem levar ao desânimo, cansaço, estresse, mau humor e insônia.

Então, adivinha como dar uma mãozinha para manter os níveis em alta. Sim, ATIVIDADE FÍSICA COM REGULARIDADE, alimentação saudável, momentos especiais com familiares e amigos, dormir bem e meditar.

Endorfina

Conhecida como o anestésico natural, é capaz de disfarçar a dor e desponta durante e depois da atividade física (resulta naquela sensação de estar bem).

Corrida, treino funcional e aulas coletivas são ótimas formas de liberar a endorfina (além de comer chocolate!).

Dopamina

Responsável pelo prazer, motivação, euforia e concentração.

Passear, subir degraus e fazer esteira já aumentam o nível do hormônio, especialmente se propondo a atingir metas, pois é liberado quando se alcança um objetivo.

Ocitocina

Reduz ansiedade, atenua efeitos de momentos negativos, reforça as memórias afetivas e sociais. Tem a fama de ser o hormônio do amor, porque é despertado quando estamos perto de quem amamos e por estimular a libido.

Momentos de relaxamento, alongamento e meditação também induzem a liberação no organismo.

Serotonina

Sentir gratidão, que é importante ou que fez algo significativo transmite sensações de prazer e bem-estar estimuladas pela serotonina, assim como relembrar conquistas de treinos e provas bem-sucedidas.

Para sempre ativar o hormônio, a dica é praticar exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo.

Alimentos da felicidade

Ajudam a ter menos estresse, depressão e ansiedade. Por isso, valem a pena estar sempre no cardápio.

– Aveia: os carboidratos elevam os níveis de insulina e ajudam na absorção do triptofano, que melhoram o humor e reduzem o estresse.

– Banana: é fonte de carboidratos, que estimulam a serotonina, e vitamina B6, que previne a ansiedade e a irritação.

– Chocolate: com a composição de 70% de cacau ou mais, é rico em triptofano, teobrimina, que tem efeito estimulante, e magnésio, eficiente na redução dos sintomas da TPM.

– Laranja: famosa por ser rica em vitamina C e cálcio, que reduzem o estresse físico e emocional.

– Oleaginosas: possuem magnésio, cobre e selênio, que elevam o humor e são antidepressivos naturais.

– Peixes e frutos do mar: têm ômega 3, que melhora os estímulos do corpo, selênio e vitamina B12, que combatem a ansiedade e o cansaço.

– Vegetais com folhas escuras: com potássio e ácido fólico, que são essenciais ao corpo, e, na ausência, causam cansaço, fraqueza e insônia.

Estar bem traz uma série de benefícios físicos, emocionais e psicológicos. Nos preocupamos com a sua saúde por completo. Venha se movimentar aqui na Hype.

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