WeCreativez WhatsApp Support
Nosso time está aqui para tirar suas dúvidas.
Oi, como posso ajudar?
Av. João Gualberto, 1487 - Juveve, Curitiba - PR, 80030-001
(41) 3018-9898

Novembro Azul: se cuide como um homem

Homens, não pensem que não nos preocupamos com vocês. Nos preocupamos e muito. Inclusive, os dados são alarmantes. Sabiam que, em média, homens vivem sete anos a menos do que as mulheres? E, um a cada seis homens com mais de 50 anos tem câncer de próstata? Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), de 2020 a 2022, o Paraná terá 3,5 mil novos casos a cada ano. Em 2019, foram 2460 diagnósticos e 929 mortes.

Aliás, esse tipo de câncer é tema da campanha Novembro Azul, que busca a conscientização sobre o diagnóstico e tratamento, mas também a necessidade de motivar a preocupação com a saúde masculina como um todo. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, fatores socioculturais apontam que homens ainda hesitam na busca pelo serviço de saúde. “É importante ter cuidado com o corpo e sinais de doença, prudência no trânsito e com outras causas externas, como a violência, que acabam gerando graves problemas e óbitos”, alerta o secretário.

Câncer de próstata

Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e que produz e armazena um dos elementos que formam o sêmen. Atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, o tumor nessa glândula é o segundo mais comum. Relacionados aos tumores urológicos estão de pênis, testículo, rim e bexiga.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aponta como fatores de risco o histórico familiar de câncer de próstata, obesidade e raça – negros sofrem maior incidência devido a um fator genético.

Prevenção

Não existe prevenção, então, é essencial estar sempre atento para o diagnóstico precoce. É necessário se consultar com um médico urologista regularmente, fazer o teste sanguíneo por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA), realizar o exame de toque retal, especialmente após os 50 anos, ficar atento aos sinais como dor óssea, dificuldade para urinar, sangramentos e infecções urinárias.

Como sempre, a alimentação saudável e a prática de atividade física constante são diferenciais para promover a melhoria da qualidade de vida, combater o estresse, reduzir os riscos de sedentarismo, fortalecer os músculos cardíacos e evitar a hipertensão, diminuindo o aparecimento e a evolução de doenças.

Saúde

A Hype levanta a bandeira da saúde por completo. Queremos incentivar os homens a não terem receio em buscar especialistas e se prevenirem contra doenças. Todos precisam se cuidar e passar esta mensagem para frente.

Facebook Comentários

Leave a comment