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Foca na saúde: como evitar lesões em treinos de academia

Foca na saúde: como evitar lesões em treinos de academia | Blog da Hype, academia em curitiba focada em saúde e bem-estar

Em treinos de academia é normal acontecerem lesões musculares. Saiba como se prevenir e realizar seus exercícios físicos sem riscos para o seu corpo!

Os exercícios físicos são importantes para manter o bem-estar e a qualidade de vida, mas também têm seus riscos. As lesões musculares são comuns em pessoas que praticam atividades físicas regularmente, principalmente na área da musculação nas academias.

O principal objetivo da musculação é o ganho de força e o desenvolvimento do condicionamento físico. A prática pode ser uma aliada de pessoas comuns, auxiliando em atividades diárias como agachar ou levantar objetos; e também de atletas, que estimulam frequentemente seus músculos, buscando potência e alta performance.

Esse fortalecimento, se não for feito da maneira correta, ou sem o acompanhamento de um profissional de educação física, pode resultar em lesões.

Durante as atividades físicas, principalmente as que preveem aumento de massa magra, acontecem pequenas lesões nas células musculares, que são recuperadas e regeneradas em um processo natural do corpo – tornando o músculo mais resistente. Isso acontece entre 24h e 72h depois dos exercícios, razão pela qual o intervalo entre séries é indispensável.

Quando essas pequenas lesões atingem uma parte maior dos músculos, pode acontecer uma ruptura no tecido, devido ao trauma direto. Esse desgaste excessivo pode causar uma lesão mais séria, causando dores intensas, edemas, hematomas e dificuldades em realizar movimentos com o músculo lesionado.

Como identificar lesões musculares

Qualquer nível de dor durante a prática de exercícios físicos pode ser uma lesão. É importante parar a atividade e não forçar a área para não agravar o machucado. As lesões podem ser classificadas como agudas, quando acontecem de forma repentina, ou crônicas, quando são resultado de um esforço repetitivo.

Também podem ser divididas entre contusões, que são manchas roxas pelo corpo, estiramento ou distensão, quando acontece o rompimento das fibras musculares.

As áreas do corpo que mais sofrem com as lesões são:

  • Joelho
  • Lombar
  • Ombro
  • Músculos

Dependendo do nível da lesão será preciso se afastar das atividades físicas e fazer um acompanhamento com um profissional de fisioterapia. Mas apesar dos riscos, é possível realizar seus treinos de academia sem sofrer lesões. Continue lendo e veja como se prevenir!

Como evitar lesões musculares

A primeira dica para evitar lesões durante treinos em academia é nunca realizar os exercícios com dores ou quando está com algum machucado. Fique atento aos sinais do seu corpo, pare de realizar uma repetição se sentir alguma dor ou pontada.

É essencial também conversar com o seu personal trainer para definir as melhores séries e atividades para você praticar. Não é indicado copiar séries de exercícios de outras pessoas. Cada treino deve ser elaborado pensando no objetivo do praticante, levando em consideração também as suas características físicas e suas limitações corporais.

Antes de começar o treino, é importante fazer uma série de alongamentos e aquecimento. O ritmo deve aumentar de forma progressiva, não é recomendado passar do repouso diretamente para o ritmo de exercício físico. Além disso, é importante manter a postura correta ao realizar cada série, consultando sempre o profissional de educação física da academia em casos de dúvida.

Em busca de resultados rápidos e visíveis, muita gente pode acabar exagerando na intensidade dos exercícios. Esse comportamento aumenta muito o risco de lesão. O corpo precisa de um tempo de adaptação, por isso a intensidade deve aumentar gradualmente.

A alimentação balanceada e hidratação constante antes e depois dos exercícios, também ajudam na prevenção contra lesões musculares. Para quem já frequenta a academia, é aconselhado consultar um nutricionista.

Os tratamentos para lesões causadas em treinos de academia envolvem proteção, repouso, gelo, compressão e elevação do membro. Em alguns casos, durante a fase de repouso, pode ser necessário fazer o uso de tipoias, muletas ou estabilizadores. A reabilitação deve ser feita de maneira gradual e os movimentos que causaram a lesão devem ser alterados.

Qualquer pessoa pode sofrer uma lesão durante um treino, mas fique atento a alguns fatores de risco, como:

  • Idade
  • Uso de cargas mais elevadas durante o exercício
  • Postura inadequada
  • Calçados inapropriados
  • Falta de descanso entre as séries
  • Falta de alongamento e aquecimento
  • Desidratação
  • Lesões anteriores

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