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6 tendências de treino de academia para 2020

6 tendências de treino de academia para 2020 | Academia em Curitiba é Hype | Que tal começar o ano praticando novas modalidades de exercícios físicos? Conheça seis tendências de treino de academia para 2020!

Que tal começar o ano praticando novas modalidades de exercícios físicos? Conheça seis tendências de treino de academia para 2020!

Janeiro é tempo de colocar todas as resoluções de ano novo em prática. Se um estilo de vida mais saudável faz parte da sua lista, você provavelmente vai precisar saber sobre as tendências de treino de academia deste ano.

Um estudo realizado pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM, na sigla em inglês) ranqueou as principais modalidades que devem ganhar mais adeptos em 2020. A pesquisa envolveu mais de 3 mil profissionais de educação física e saúde. Já é o 14º relatório desenvolvido pela instituição.

Entre os treinos que ganharam destaque no ranking estão: os focados em um estilo de vida saudável, o personal trainning, o treinamento funcional, o HIIT, (treino intervalado de alta intensidade, em português) e a já conhecida yoga.

Essas modalidades são ótimas opções para começar o ano, seja para quem quer mudar totalmente o estilo de vida e abandonar o sedentarismo, ou até mesmo para quem quer mudar a rotina e experimentar novos treinos. Conheça um pouco mais sobre algumas tendências de treino para 2020.

1- Estilo de vida saudável

Para esse novo ano, uma das principais tendências apontadas foi a alta adesão ao estilo de vida saudável. Nesse caso, os treinos são focados no bem-estar e na qualidade de vida, com exercícios leves, pensados também para prevenir ou controlar doenças.

É indicado principalmente para casos de sedentarismo, mas também pode se tornar parte de tratamento de doenças e patologias – auxiliando na recuperação dos pacientes.

Leia também: treino no verão: dicas e cuidados para manter a saúde

2- Personal Training

Com a alta procura por academias, o serviço de personal training se tornou mais acessível. Com essa opção, você garante um treino exclusivo e personalizado de acordo com os seus principais objetivos. E ainda tem o acompanhamento do profissional de educação física para te motivar e analisar os seu resultados em cada exercício.

3- Treinamento funcional

Os treinos funcionais também vão ganhar força este ano. Esse tipo de prática envolve movimentos naturais como correr, agachar, levantar e pular, focando no desenvolvimento da força e do equilíbrio. Além de melhorar a execução das atividades diárias, também promovem a resistência do corpo. Trabalhando os músculos em conjunto, o treino funcional também ajuda a prevenir lesões.

4- Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT)

Os exercícios dessa modalidade são mais curtos e, como o nome sugere, são intensos – por isso existem algumas pausas programadas para descanso. O HIIT (High Intense Interval Training) trabalha o condicionamento cardiorrespiratório, usando cordas, bicicleta e esteira como apoio durante o treino.

Devido a sua intensidade, esta prática é mais recomendada para pessoas que já praticam atividades físicas e apresentam certo preparo físico.

5- Yoga

yoga é uma prática indiana e tem foco na preparação do corpo para a meditação. Já é bem famosa no Brasil, fazendo parte da grade de muitas academias pelo país. A tendência é continuar forte na cena fitness de 2020. 

Essa modalidade trabalha principalmente a força e a flexibilidade, melhorando o condicionamento físico como um todo por meio da prática contínua dos asanas (como são chamadas as posturas da yoga). Além da melhora física, a yoga também trabalha com exercícios de respiração que ajudam a relaxar a mente, desenvolver a concentração e a consciência corporal.

Saiba mais: a importância da avaliação física para iniciar a academia

6- Condicionamento físico para idosos

Outra tendência para as academias esse ano são os programas para condicionamento físico de idosos. A terceira idade tem se preocupado cada vez mais com a sua saúde e bem-estar, procurando exercícios para fortalecimento muscular e melhora da saúde óssea.

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