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Treino no verão: dicas e cuidados para manter a saúde

Treino no verão: dicas e cuidados para manter a saúde | Academia em curitiba é Hype

Mesmo com altas temperaturas, é importante manter o treino no verão. Separamos algumas dicas para você continuar se exercitando com saúde!

O verão é uma das estações mais aguardadas do ano! As temperaturas mais altas animam ainda mais os treinos e nos motivam a continuar realizando exercícios físicos. Mesmo nas férias é importante continuar se exercitando e mantendo uma alimentação balanceada

A chegada do calor também é um lembrete para redobrar os cuidados durantes as atividades, pois o clima quente pode provocar cãibras, tonturas e até mesmo desmaios. Durante esse período, o corpo precisa de bastante energia para se manter refrigerado: com o calor, o organismo produz ainda mais suor para se manter com a temperatura média de 37ºC. Por isso, lembre-se de sempre se manter hidratado, consumir alimentos mais leves e frescos, antes e depois de cada atividade.

Também é importante lembrar que o verão não é a época adequada para aumentar a intensidade dos treinos. Sendo inclusive uma boa hora para mudar as séries e até mesmo diminuir o ritmo.

Para manter a sua saúde em dia mesmo nos período mais quente do ano, lembre-se de aliar os exercícios e uma dieta balanceada. Confira nossas dicas para tirar o melhor proveito dos seus treinos de verão:

Hidratação e alimentação

A primeira dica é em relação a hidratação, pois o organismo tende a perder mais água do que o normal no verão. Não importa a temperatura, é sempre importante tomar muita água antes, durante e depois dos treinos. Quando está calor é preciso prestar ainda mais atenção na hidratação: tome água antes mesmo de sentir sede, a sede já é sinal de leve desidratação.

A água regula a temperatura corporal durante os exercícios físicos, ajuda na desintoxicação do organismo, absorve os nutrientes e a glicose do corpo. Ou seja, para manter o corpo funcionando bem mesmo com as altas temperaturas, é importante tomar muita águaA água de coco e as bebidas isotônicas também são ótimas para repor os eletrólitos perdidos pela transpiração.

Entre os treinos, você também pode consumir alimentos com alto teor de líquidos como melancia, tomate, nabo, cenoura – alimentos que ajudam a regular a pressão arterial e desinchar o corpo.

Ainda sobre a alimentação no verão, a nossa dica é consultar um nutricionista para definir quais as reais necessidades do seu organismo e quantidade ideal de proteínas e carboidratos você deverá consumir antes e depois de cada treino.

No verão o apetite pode diminuir, mas é importante manter um horário fixo para as refeições e manter um equilíbrio no consumo de cada fonte de energia. Lembramos que, em qualquer época do ano, é importante diminuir a ingestão de sódio, açúcares e conservantes, que podem trazer prejuízos para a sua saúde.

Leia mais: por que praticar exercícios físicos vai muito além da estética

Dicas para treino de verão

No verão é importante escolher roupas e sapatos confortáveis para  a prática de exercícios físicos. Por isso, prefira tecidos que ajudem a absorver o suor e que não sejam muito apertados, como camisetas de algodão.

Você também pode optar por treinos em áreas ventiladas ou parques arborizados, que são locais frescos e o contato com o ar mais frio ajuda o corpo a manter a temperatura média, fazendo menos esforços de resfriamento.

  1. Se você gosta de praticar exercícios ao ar livre, prefira horários em que o sol está mais ameno, antes das 10h e depois das 16h.
  2. Lembre de passar protetor solar pelo menos 30 minutos antes de sair de casa e reaplicar a cada duas horas.
  3. Use um filtro solar à prova d’água, para que o suor não diminua a proteção durante o treino.

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