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Treino abdominal: 3 benefícios, vantagens e por que fazer

Treino abdominal: 3 benefícios, vantagens e por que fazer | Academia em curitiba, Hype

Um dos treinos mais comuns, os abdominais podem parecer chatos a princípio, mas são importantes para saúde e desempenho. Conheça outras vantagens do treino abdominal!

Os treinos abdominais podem parecer apenas uma questão de estética, para obter a chamada “barriga chapada”, mas vai muito além disso. Esses exercícios ajudam a enrijecer a musculatura abdominal, que é responsável por proteger boa parte dos nossos órgãos internos, assim como manter a nossa postura e estabilidade.

Esse exercício é importante até mesmo para o desempenho em outros treinos que exigem força ou são voltados a membros superiores. Com o abdominal, você garante que o eixo do corpo esteja fortalecido, facilitando outras atividades.

Para quem procura conquistar a tão desejada barriga chapada, realizar somente o exercício abdominal não é o suficiente, uma vez que ele apenas fortalece os músculos. É importante combiná-lo com exercícios aeróbicos, como caminhadas, natação ou dança, que ajudam queimar a gordura localizada.

Lembrando também de sempre seguir uma dieta saudável e balanceada, antes e depois dos treinos. Com esse mix de atividades, você garante além de músculos abdominais mais fortes e visíveis, muita saúde e qualidade de vida.

Benefícios do exercício abdominal

Os exercícios abdominais podem melhorar a condição física em geral. Apesar de movimentar mais a parte da barriga, ou as pernas, a atividade funciona para o corpo todo. Como a musculatura do abdômen está ligada diretamente às costas, quando fracos podem sobrecarregar a coluna, gerando dores. Com um abdômen mais forte, ganha-se em equilíbrio e resistência. Confira outros benefícios do exercício abdominal:

Respiração

O objetivo do exercício é contrair e relaxar o abdômen, mexendo com os músculos da área, inclusive os intercostais e o diafragma . Quando esses músculos se contraem, o ar sai dos pulmões. Durante a atividade, é importante manter a concentração para inspirar e expirar – principalmente nos exercícios mais avançados.

Uma boa respiração pelo diafragma melhora o desempenho durante o exercício, promovendo o relaxamento e reduzindo o estresse.

Postura

O abdômen fortalecido também contribui para uma melhor postura durante os exercícios. Afinal, os músculos que estão sendo trabalhados são responsáveis pela sustentação da coluna, diminuindo o seu desgaste e evitando lesões mais graves como a hérnia de disco.

Os exercícios abdominais auxiliam no alinhamento das vértebras e podem inclusive ajudar quem sofre de dores na costas, principalmente na lombar.

Resistência

Além de ajudar no desempenho de outras atividades físicas, esses exercícios focados nos músculos abdominais também podem ajudar em movimentos simples do dia a dia.

Diversas atividades da nossa rotina envolvem força no núcleo do nosso corpo. Agachar para pegar algo no chão, subir escadas, amarrar sapatos, são atividades simples que podem se tornar difíceis com um abdômen enfraquecido.

Dispondo de mais força abdominal, fica mais fácil movimentar todos os membros do corpo. Além de fazer as atividades diárias com mais destreza, é possível realizar práticas físicas mais desafiadoras, como pilates e escalada.

Cuidados

Existem várias formas de realizar abdominais, desde níveis iniciantes até os mais avançados. Lembramos que é importante fazer uma avaliação e sempre realizar atividades físicas na presença de um profissional de educação física, para evitar lesões e acidentes. Prosseguir com o exercício de maneira ou intensidades inadequadas podem sobrecarregar os músculos.

A nossa é dica para realizar os exercícios abdominais com segurança é sempre intercalar com outras atividades.

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