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Novembro Azul: homem, sua saúde importa

Novembro azul: homem, sua saúde importa | Hype, academia em Curitba

A campanha Novembro Azul busca a prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata, mas além disso visa abrir os olhos dos homens sobre a importância de cuidar da saúde o ano todo!

Cuidar da saúde, manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente, deveriam fazer parte da nossa rotina, juntamente com visitas periódicas ao médico. Mas não é bem isso o que acontece. Muitos de nós ainda levamos uma vida sedentária e evitamos ao máximo ir ao consultório, principalmente os homens.

Segundo o Centro de Referência da Saúde do Homem de São Paulo, cerca de 60% dos homens não têm costume de ir ao médico regularmente – apenas em casos mais graves. A campanha Novembro Azul tenta reverter esse quadro.

O principal objetivo do projeto é a conscientização sobre o câncer de próstata, o segundo que mais atinge os homens em todo o mundo, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Apenas em 2018 foram mais de 60 mil novos casos

Existem vários fatores para o desenvolvimento da doença, entre idade, histórico familiar e até mesmo o sedentarismo. Por essas razões, o Novembro Azul também lembra sobre a importância de adotar hábitos de vida saudáveis para evitar o câncer e até mesmo doenças cardiovasculares, como infarto e AVC (acidente vascular cerebral).

Novembro azul

A campanha Novembro Azul começou na Austrália, em 2003. O movimento foi marcado, naquele ano, por alguns homens que deixaram um bigode crescer em prol da campanha. Depois disso se espalhou pelo mundo todo e ficou conhecido como Movember  mistura entre moustache (bigode) e november.

A ideia é conscientizar sobre os perigos do câncer de próstata, incentivando os homens com 45 anos ou mais a realizarem o exame preventivo uma vez ao ano. Afinal, quando diagnosticado nos estágios iniciais, a chance de cura pode chegar a até 90%.

Mesmo com muitos fatores envolvidos no aparecimento da doença, é muito importante criar hábitos saudáveis. Separamos algumas dicas para você aplicar uma alimentação balanceada no seu dia a dia e começar a praticar exercícios físicos, confira:

1- Alimentação

A primeira dica para melhorar a alimentação é aumentar a ingestão de fibras. Nutricionistas recomendam pelo menos 35g ao dia pois elas ajudam a regular a pressão arterial, podem diminuir os índices de glicose e ainda ajudam a manter o peso.

Trocar carne vermelha por peixes e frutos do mar também é uma opção, pois a alta incidência de ômega 3, que auxilia o metabolismo, melhora o sistema imunológico e também auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

Para diminuir o risco de desenvolver o câncer de próstata é sugerido aumentar a ingestão de alimentos como tomate, goiaba e cenoura, pois contém licopeno, um poderoso antioxidante que protege as células do nosso organismo contra os radicais livres e reduz o risco de câncer e outras doenças crônicas.

Outra dica importante é evitar alguns produtos, como frituras, carnes gordas e alimentos industrializados. Cuidado também com a alta ingestão de sal e açúcar, pois podem ter efeitos muito nocivos à saúde.

2- Exercícios físicos

Evitar o sedentarismo também é uma forma de prevenir inúmeras doenças. A prática de exercícios físicos pode combater o estresse, aumentar a longevidade, melhorar a circulação sanguínea e ainda diminuir o LDL (lipoproteína de baixa densidade), conhecida como o colesterol ruim.

O recomendado é praticar ao menos 30 minutos de exercício, cinco dias por semana. Mas a periodicidade pode variar, assim como a atividade escolhida. Uma das modalidades mais indicadas são as aeróbicas, como caminhadas, bicicleta e lutas, pois mexem com vários músculos ao mesmo tempo. Essa é uma forma de combater o sedentarismo e ainda tonificar os músculos.

E se você está em dúvida de como começar a praticar exercícios físicos, sabia que existem alguns que são mais indicados para cada fase da vida. Afinal, estamos sempre passando por mudanças hormonais e musculares, e antes de realizar alguma atividade é preciso considerar nossas atuais necessidades e até mesmo limitações. Confira nossas dicas para cada época da sua vida:

  • Entre 20 e 30 anos

Durante a fase adulta é importante prestar atenção para os exercícios aeróbicos, de alongamento e musculação. O corpo responde bem a esses estímulos, mas não está livre de lesões, por isso é importante ter um tempo entre treinamentos. Os exercícios mais recomendados são:

  • Entre 31 e 45 anos

Nessa faixa etária a flexibilidade começa a diminuir e a força muscular também. É importante continuar praticando os mesmos exercícios físicos da fase anterior, mas ir diminuindo aos poucos o tempo de duração ou dividindo entre um e mais treinos durante a semana para não forçar os músculos.

  • Melhor idade

Na terceira idade é preciso ficar atento ao realizar exercícios, sempre considerando as limitações corporais para manter a saúde em dia. As atividades mais indicadas são as focadas em aumentar a resistência física, o equilíbrio e ainda fortalecer a musculatura, como:

Que tal começar a cuidar mais da sua saúde? Mude sua alimentação, faça exames de rotina e comece a praticar exercícios físicos. Você encontra essas e muitas outras modalidades esportivas aqui na Hype.

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