WeCreativez WhatsApp Support
Nosso time está aqui para tirar suas dúvidas.
Oi, como posso ajudar?
Av. João Gualberto, 1487 - Juveve, Curitiba - PR, 80030-001
(41) 3018-9898

Outubro Rosa: cuidados e conscientização com a saúde

Outubro Rosa: cuidados e conscientização com a saúde | Blog da Hype, academia em Curitiba

Durante todo o mês de outubro temos a campanha Outubro Rosa para conscientização sobre câncer de mama. Mas é importante cuidar da saúde o ano todo!

Você sabia que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil? E sabia que com um diagnóstico precoce a pessoa pode ter até 98% de chance de cura? Pois é, por isso as campanhas desenvolvidas neste mês são tão importantes e salvam vidas!

Durante todos o mês de outubro são realizados eventos para informar as pessoas sobre o risco da doença e importância de realizar o autoexame regularmente. Além disso, também são feitas diversas homenagens para chamar atenção para a campanha. A mais comum é iluminar pontos turísticos da cidade na cor rosa pelo movimento. Aqui em Curitiba, o Jardim Botânico tende a ficar rosa todas as noites do mês de outubro.

A campanha também alerta sobre a importância de cuidar da sua saúde durante todo o ano. E não só as mulheres são o alvo da campanha. A doença também pode atingir homens, apesar de ser mais raro e contabilizar apenas 1% de todos os casos.

História da campanha Outubro Rosa

O Outubro Rosa começou ainda nos anos 1990, nos Estados Unidos. Uma das maiores organizações sobre câncer de mama do mundo, a Fundação Susan G. Komen, organizou uma Corrida pela Cura, e distribuiu para os participantes um laço rosa – que se tornaria o símbolo da campanha.

Depois dessa ação, outras instituições e marcas aderiram a campanha do mês de outubro. Logo se tornou um evento nacional nos Estados Unidos e pouco tempo depois foi aderido por todo o mundo.

Aqui no Brasil o movimento começou em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. por um grupo de mulheres simpatizantes da causa.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o segundo que mais atinge mulheres no Brasil. Corresponde a 29% de todos os novos casos de câncer a cada ano. Em 2018, o INCA esperava cerca de 59 mil casos diagnosticados.

Esse tipo de câncer é silencioso e muitas vezes apresenta manifestações apenas em fases avançadas. Mas, fazendo o autoexame é possível perceber alguns sinais, como: 

  • Nódulo (caroço) pequeno nos seios, geralmente percebido em 90% dos casos;
  • Pele avermelhada ou retraída, com aparência de casca de laranja;
  • Alterações no bico do seio (mamilos).

Uma forma de notar esses sintomas iniciais da doença é realizando o autoexame regularmente, prestando atenção a qualquer possível alteração nas mamas. Se reparar um desses indicativos, é preciso ir a um médico especialista, para realizar exames e avaliação de risco de câncer.

É recomendado que mulheres com mais de 35 anos realizem a mamografia pelo menos uma vez por ano. Esse exame, e também o tratamento do câncer de mama, é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais: qualidade de vida e academia: como exercícios físicos melhoram a saúde.

Cuidados com a saúde

Existem vários fatores que podem levar a pessoa a desenvolver o câncer de mama, desde predisposição genética, obesidade, até mesmo em casos de gravidez após os 30 anos. Com tantas condições, fica difícil prevenir completamente a doença, mas com alguns cuidados básicos de saúde o risco de desenvolvimento pode ser reduzido em até 28%.

A primeira dica é diminuir o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool pode ser um fator determinante para o surgimento deste e até mesmo outros tipo de câncer. O mesmo vale para o tabaco. E quando os dois são consumidos juntos, a tendência é que o fator de risco aumente.

Uma outra forma para manter a saúde em dia é ter uma alimentação saudável. Aumentar o consumo de vegetais, legumes e frutas, e evitar alimentos que sejam ultraprocessados – aqueles congelados prontos para comer -, e também evitar os industrializados.

Aliar a alimentação com a prática de atividades físicas, pode ajudar a prevenir o câncer de mama, e até mesmo outras doenças. Essa prática promove o equilíbrio hormônios, fortalece o sistema imunológico e ainda ajuda a manter o peso corporal adequado para a sua altura e idade.

Treinos em academia Curitiba

Para evitar o câncer de mama e inúmeras outras doenças, é essencial praticar exercícios físicos regularmente. Existem vários treinos que podem melhorar a sua qualidade de vida. Se você nunca treinou em academias, pode conferir nossas 4 dicas de treinos para mulheres.

Você também pode seguir um treino personalizado, ou até mesmo um treino funcional, de acordo com os seus principais interesses. Não importa se você gosta mais de musculação, dança ou outros treinos aeróbicos, aqui na Hype Academia você encontra as melhores aulas durante todo o dia, para encaixar seus horários!

Traga mais saúde para a sua rotina, contrate agora pela internet:

Estamos no Juvevê, próximo ao centro e ao Cabral. Temos várias opções de aulas para você e com o nosso app “Hype Treino”, cheio de funções exclusivas, você pode ter mais controle do seu treino, horários, aulas e muito mais.

Facebook Comentários

Related Posts

Leave a comment