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Alongamento por que fazer e para que serve?

Alongamento por que fazer e para que serve? Hype, academia em Curitiba

Provavelmente você já ouviu falar sobre a importância de fazer o alongamentos antes e depois de qualquer exercício físico. Mas você sabe por que devemos adotar essa prática?

O alongamento é um exercício em que a pessoa permanece em uma mesma postura em que um músculo determinado se mantém em sua extensão máxima. Seu objetivo é ajudar na flexibilidade do músculo. 

Esses exercícios são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, pois garantem maior agilidade e elasticidade dos músculos e ainda podem prevenir lesões. Além de ser essencial para quem pratica atividades físicas regularmente, também é recomendado para sedentárias, que podem ter suas fibras musculares encurtadas e com menor flexibilidade devido a falta de exercícios físicosE você sabe quando devemos fazer alongamentos, antes ou depois dos treinos?

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Alongamento pré e pós-treino

Antes de algumas práticas, como a ginástica artística, é fundamental realizar uma série padrão de alongamentos, com foco no aumento da flexibilidade muscular. Em outras atividades, como a musculação, corrida, ciclismo e natação, é preciso fazer o aquecimento, que tende a fornecer a energia e disposição para o corpo antes do exercício.

Depois do seu treino é recomendado uma série de alongamentos para relaxamento dos músculos, com pequenas pausas, de 10 a 15 segundos, entre cada movimento para relaxar os membros do corpo. 

Geralmente no dia seguinte a um novo treino, podemos acordar com os músculos doloridos. Isso acontece exatamente pela falta do alongamento, seja pré ou pós-treino. Realizar esses exercícios pode ajudar a diminuir o inchaço dos músculos e no outro dia eles podem não doer tanto devido ao esforço realizado.

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Benefícios do alongamento 

Uma série de alongamentos pode trabalhar diferentes estruturas musculares do nosso corpo: tecidos conjuntivos, fuso muscular, órgão tendinoso de Golgi. Movimentando tantas áreas musculares, a prática de alongamentos aumenta a sensação de bem-estar, além de diminuir dores e tensões musculares. 

Outros benefícios dos alongamentos:

  • Reduzir riscos de lesões por trabalhar a flexibilidade dos nossos músculos;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Ajudar a coordenação motora;
  • Melhorar a postura e alinhamento da coluna;
  • Diminuir dores e tensões musculares;
  • Relaxar a mente, diminuindo os níveis de estresse.
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Cuidados ao alongar

Mesmo sendo muito indicado e cheio de benefícios para os músculos, é preciso realizar os alongamentos com cuidado, da maneira correta e com moderação. Realizar um alongamento de forma errada também pode trazer lesões. 

A prática do alongamento não é recomendada caso sinta dor no músculo. O máximo que se pode sentir durante o alongamento é um leve desconforto, para que se consiga esticar o músculo de forma correta.

No caso de você já ter uma lesão muscular, é preciso de mais atenção ao realizar o alongamento, para que o problema não seja agravado. É preciso lembrar que os músculos precisam ser estendidos para que não “arrebentem” quando forem exigidos durante a prática de outros exercícios físicos. 

A nossa dica é realizar os alongamentos entre duas a três vezes na semana. E a cada mudança de posição no seu treino, tirar dez segundo para relaxar os membros.

Agora que você sabe sobre a importância do alongamento, que tal incluir ele na sua série de treinos? Vem pra Hype e traga um amigo para treinar com você, o primeiro dia é grátis! Clique no banner e faça sua matrícula agora mesmo.

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