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O que é LPF? Conheça o treino low pressure fitness

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O LPF, low pressure fitness, é um sistema de treino baseado em uma técnica hipopressiva, ou seja, exercícios que fazem pressão no abdômen sem movimentar a coluna. Esses exercícios são especialmente indicados para quem sofre com dores nas costas e tem dificuldade para realizar os abdominais tradicionais. Essa modalidade de treino foi desenvolvido na Espanha e se espalhou pelo mundo, caindo até mesmo nas graças das supermodelos, por ser conhecida como a técnica da barriga negativa – por trazer um resultado de abdômen liso. 

Diferente dos abdominais, o low pressure fitness é uma técnica de respiração envolvendo o reposicionamento dos órgãos e firmeza da região abdominal. Por meio desses exercícios de respiração, é possível regular a pressão intra-abdominal, resultando em uma mudança total na estrutura do corpo e alinhamento da postura

O LPF conta com diversas variações: de pé, sentado ou deitado. E alguns níveis de dificuldade, que aumenta de acordo com o desempenho do aluno ao longo do tempo. Em geral, o treino de low pressure fitness dura trinta minutos e pode ser realizado uma ou duas vezes na semana. Ainda é recomendado que o aluno repita os exercícios em casa todos os dias por pelo menos cinco minutos, para um resultado mais expressivo. 

A técnica é muita procurada por mulheres, mas todos podem praticar e se beneficiar com esse exercício. 

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Benefícios do LPF 

Por ser um exercício respiratório, que mexe diretamente com a liberação miofascial do diafragma, ou seja, o relaxamento do músculo para melhorar o seu desempenho durante a respiração. Seus benefícios para o corpo são vários: 

  1. melhora da capacidade cardiorrespiratória, porque trabalha diretamente o equilíbrio de toda a musculatura e métodos respiratórios. 
  2. estabilidade do core, o centro do nosso organismo, e uma série de músculos responsáveis pelo equilíbrio e postura, melhorando e prevenindo dores na coluna. 
  3. pode auxiliar também em casos de diástase abdominal, que acontece geralmente com as mulheres durante o período do pós-parto, quando os músculos abdominais e tecidos conjuntivos se afastam, causando uma flacidez abdominal e dores na lombar. 

Os benefícios do exercício também podem ser notados na saúde e bem-estar dos praticantes. A atividade fortalece o assoalho pélvico e musculaturas internas, prevenindo problemas de incontinência urinária. O intestino também é pressionado durante a reposicionamento dos órgãos, estimulando o processo de digestão e auxiliando em problemas de constipação. 

Aprender as técnicas de respiração e relaxamento também ajudam diretamente no combate a ansiedade e também a insônia. Garantindo noites de sono mais tranquilas. 

Importância para a prática de exercícios físicos

Mesmo sendo uma atividade muito completa, é recomendado que o low pressure fitness seja realizado em conjunto com outra atividade física e, claro, uma alimentação saudável e balanceada.

A prática de LPF também é altamente recomendada para atletas, como corredores profissionais. Realizar vinte minutos de exercícios respiratórios melhora diretamente o condicionamento cardiorrespiratório, aumentando a mobilidade articular do corpo e diminuindo os riscos de qualquer tipo de hérnia.  

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