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Conheça os melhores exercícios para gestantes

Conheça os melhores exercícios para gestantes | Academia em Curitiba é na Hype

O período de gestação promove diversas mudanças no corpo da mulher. As alterações hormonais e musculares ocorrem a todo momento, para que toda a estrutura física se adapte à nova vida que está por vir.  E nesse período pode surgir a dúvida se ainda é possível frequentar a academia. Saiba que a prática de exercícios físicos para gestantes pode ser muito benéfica para a mãe e para o bebê. Vale ressaltar, que ela só deve ser praticada com a liberação médica. Afinal, em casos específicos como gravidez de risco e descolamento da placenta, as atividades físicas podem ser prejudiciais.

Em casos típicos, as atividades físicas durante a gravidez são muito recomendadas, pois ajudam a aliviar o estresse, a ansiedade e reduzem as dores causadas pelas alterações físicas, dando um “up” a mais nesse período tão intenso e especial. Conheça os melhores exercícios para gestantes! 

A esteira é um dos exercícios para gestantes mais recomendados

“Caminhar” ou até mesmo dar aquela corridinha de leve na esteira são ótimos exercícios para garantir um equilíbrio mental e físico na gravidez. Essa prática é altamente recomendada em todas as fases da gestação, podendo ser realizada entre 15 a 20 minutos diários, por até cinco vezes na semana. Você pode buscar até duas variações rítmicas:

  • Leve

Realizada a passos lentos para aquecer o corpo e preparar a musculatura e as articulações para outros exercícios ou um aumento rítmico. É importante reforçar que os passos devem ser lentos, marcando algo em torno de quatro quilômetros por hora na esteira.

  • Moderada

Já um ritmo mais acelerado auxilia na queima de calorias, exigindo um esforço um pouco maior do corpo. Lembre de manter o controle da respiração para evitar de ficar ofegante. Os passos devem variar entre cinco a seis quilômetros por hora no equipamento.

Dentre os benefícios da esteira estão o controle de peso, não sobrecarregando as articulações da parte inferior do corpo, o fortalecimento dos músculos, em especial o quadril e as pernas, e a diminuição do inchaço. Todas essas vantagens ajudam a reduzir aquela sensação de “exaustão” e de estresse no período de gravidez.

Pilates: fortalecimento dos músculos e correção postural

Um dos melhores exercícios para gestantes é o pilates. Ele desempenha um excelente papel na tonificação e no fortalecimento dos músculos, preparando o corpo e reduzindo as dores causadas na gestação. As costas e as pernas são beneficiadas com esses exercícios, melhorando o sono e gerando mais disposição para realizar as tarefas diárias.

Vale ressaltar que a atividade física só é recomendada a partir do primeiro trimestre de gestação, com averiguação do obstetra. Pode ser realizada uma ou duas vezes na semana entre 30 minutos e uma hora, dependendo também do critério do professor e do condicionamento físico da aluna. Mas existem casos específicos em que o exercício não é recomendado:

  • Dores no peito;
  • Falta de ar;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Contrações fortes;
  • Pressão alta;
  • Dores abdominais;
  • Sangramento vaginal.

Hidroginástica para reduzir as dores da gestação

A hidroginástica é um exercício físico que pertence ao grupo dos aeróbicos, só que a diferença é que ela é realizada dentro da água. Os principais benefícios são graças a físicas – aquela da escola, lembra? O empuxo da água faz com que nosso corpo fique 50% “mais leve”, isso ajuda a reduzir dores nas costas, nas articulações e também diminui o inchaço nas pernas.

Um grande benefício desse exercício para gestantes é que pode ser realizado durante os nove meses de gestação, por até quatro vezes na semana. Realizar esse treino vai fortalecer a musculatura da mulher, preparando o corpo para o parto e reduzindo parte das dores que são ocasionadas nesse momento. Além do mais, as atividades respiratórias também fazer parte da hidroginástica e são essenciais para diminuir a ansiedade e o estresse.

A prática de exercícios físicos para gestantes traz diversos pontos positivos que tornam esse momento ainda mais doce. O importante mesmo é não ficar parada. Procure uma academia, converse com os instrutores e inicie as atividades. Mas não esqueça, sempre com a averiguação médica!

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