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Qualidade de vida: veja 4 DICAS de treino para mulheres

Qualidade de vida: veja 4 DICAS de treino para mulheres | Academia em Curitiba é Hype

A prática de exercícios físicos é fundamental para a qualidade de vida. Com a intensa rotina que levamos é recomendável que façamos atividades até quatro vezes na semana. E para as mulheres, essa recomendação é ainda mais relevante, pois apenas 27,4% se exercitam no tempo livre, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, dedicamos o artigo de hoje a elas, veja quatro dicas de treino para mulheres!

O treino com exercícios aeróbicos é o mais popular entre as mulheres

Os aeróbicos compõem grande parte do treino para mulheres. É muito comum observarmos na academia o público feminino fazendo esteira, bicicleta, elíptico, dentre outras atividades que fazem parte da modalidade. Além do mais, é um dos exercícios físicos que mais trazem retorno ao praticante, visto que previne diversas doenças, como problemas no coração.

A Universidade de Indiana (EUA) avaliou mais de 90 mil mulheres com a idade média de 36 anos, buscando estudar os efeitos de exercícios físicos na prevenção de doenças cardiovasculares. O resultado mostrou que uma hora de exercícios aeróbicos semanais reduz em até 26% o risco de entupimentos arteriais. Ainda de acordo com o estudo, apenas duas horas e meia de caminhada a passos rápidos reduzem em até 35% os riscos de doenças no coração.

Musculação é para a mulher!

Antigamente achava-se de que a prática da musculação era adequada apenas para o homem, devido a força dos músculos. No entanto, a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte afirma que as respostas do organismo feminino aos estímulos de atividades físicas são semelhantes às masculinas. Ou seja, garotas, não acreditem em frases que dizem que seu corpo é “frágil demais” para musculação e outros exercícios. Tire proveito do que essa atividade pode lhe proporcionar.

O treino anaeróbico (musculação) é essencial para a qualidade de vida, uma vez que previne diversas doenças, como a diabetes, artrites, artroses, além de aliviar dores nas costas e fortalecer o sistema imunológico, impulsionando seu metabolismo, queimando calorias e as transformando em massa magra com uma facilidade maior.

Leia também: Como o treino funcional ajuda na saúde da mulher?

Artes marciais: para lutar como uma garota

Com a constante popularização do MMA e com a visibilidade dada a lutadoras, o número de mulheres que praticam artes marciais que cresceu drasticamente. O esporte une qualidade de vida, autodefesa e ajuda a modelar o corpo. Para se ter uma ideia, quando comparado a modalidades como musculação e exercícios aeróbicos, a luta se destaca pelos resultados mais perceptíveis em um período de tempo menor.

Além do mais, as artes marciais quebram o estigma de “sexo frágil” e impulsionam o esporte como empoderador feminino, tanto é que hoje existem treinos de MMA específicos para mulheres. 

Dança: bem-estar, diversão e qualidade de vida!

A dança é uma das expressões artísticas mais antigas da humanidade! Ela existe desde a pré-história, tendo relação com rituais religiosos e também como uma forma de conquistar uma parceira. Mas na academia está relacionada com bem-estar e saúde, trazendo benefícios de curto, médio e longo prazo ao corpo.

A dança é uma modalidade de treino que une diversão, perda calórica, tonificação muscular, melhora da postura corporal, dentre inúmeros benefícios para a saúde. Nas academias, as modalidades mais populares se dividem em duas:

  • Zumba

Mistura de diversos gêneros musicais, como o pop, o hip-hop e o rap, trabalhando com movimentos intensos focados na fortificação muscular e no emagrecimento, podendo queimar até mil calorias em uma hora. Vale muito a pena!

  • Ballet fitness

O ballet fitness é uma das grandes sensações nas academias. Inspirado no ballet clássico, utiliza alguns movimentos e equipamentos da modalidade original, como a barra de apoio, e os mescla com exercícios de musculação como abdominais, agachamentos e flexões. O resultado disso é aumento de elasticidade e fortificação muscular.

Se você praticar com regularidade qualquer um dos exercícios citados, pode ter certeza que estará trabalhando para tornar sua vida muito mais leve e saudável. O que agrega a todos os aspectos que compõem sua rotina, rendimento no trabalho, saúde, alegria, relacionamentos. Tudo isso trará ainda mais qualidade, afetando também todos que estão ao seu redor.

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