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4 DICAS de como ganhar massa muscular

4 DICAS de como ganhar massa muscular | Hype, academia em Curitiba

Saber como ganhar massa muscular é o sonho de grande parte dos alunos das academias. Geralmente, é uma mescla de saúde física e estética que leva os praticantes a pesquisarem formas de conquistá-la mais rápido. Mas antes de tudo, o que é massa muscular? 

De maneira direta, a massa muscular é tudo o que não é especificamente gordura em nosso corpoPor exemplo, duas pessoas que tenham 1,80 de altura e pesem 90 kg podem ter a massa muscular completamente diferente. Uma pode ter um corpo definido, por ter trabalhado a tonificação dos músculos – cada treino de musculação realiza trabalhos em diferentes músculos, expandindo suas fibras e queimando a capa de gordura que a reveste -, enquanto a outra pode ter maior quantidade de gordura ou líquido no corpo.

Mas entenda que apenas realizar o treino de musculação não traz resultados imediatos. Para ganhar massa muscular é necessário ter uma vida regrada, e um dos principais fatores que regem o metabolismo humano é a alimentação. Portanto, se ela não for equilibrada os resultados do seu treino vão demorar mais para aparecer.

E para te ajudar nessa busca de crescimento muscular nós da Hype, academia em Curitiba, apresentamos quatro dicas para aperfeiçoar seu treino de musculação. Veja!

  1.  Elabore uma rotina semanal

O ideal é acostumar o corpo aos poucos a uma rotina de treino mais intensa, como de quatro a cinco dias na semana, visto que o músculo deve ter um intervalo de dois a três para se recuperar de todo o dano sofrido. Assim, você dá tempo para ele se regenerar das microlesões sofridas e evita que aconteçam lesões graves devido ao desgaste. Então, comece indo duas ou três vezes na semana e veja como o seu corpo responde. Se não houver muita dor, aumente a frequência.

Aqui cabe uma dica extra: não existe fórmula mágica! Cada pessoa tem uma genética diferente e é ela que vai ditar todo o seu desempenho. Então, entenda os sinais que o seu corpo apresenta e siga um planejamento que seja ideal para você!

  1. Mantenha uma boa alimentação

O motor de toda sua rotina de treinamentos será a alimentação, como já citado, se não a balancear os resultados das atividades físicas vão ser prejudicados. Então trazemos uma listinha de coisas boas para você ingerir com frequência:

  • Busque sempre alimentos de qualidade;
  • Coma frutas;
  • Se hidrate;
  • Consuma proteínas de origem vegetal;
  • No café da manhã, a tapioca é uma grande aliada;
  • Para ganhar massa muscular você precisa ingerir mais calorias do que gasta.

Também separamos alguns alimentos que são grandes vilões de resultado e que vão sabotar o seu ganho de massa muscular. Veja:

  • Alimentos embutidos como salame, salsicha, mortadela, dentre outros;
  • Carnes gordas, à milanesa, fritas, empanadas, industrializadas e assadas;
  • Doces e açúcar refinado;
  • Evite comida congelada e fast food;
  • Refrigerantes.
  1. Não desista por causa da dor

As dores são um dos motivos que levam os iniciantes a desistirem. Todo mundo sabe que as primeiras semanas são dolorosas, mas isso é parte de um processo que te leva a ter músculos mais definidos e maiores, além de uma vida saudável. Encare como um investimento, que bem aplicado traz o retorno desejado.

Essas dores que você sente – principalmente no outro dia ao treino – ocorrem porque durante o exercício físico o músculo libera o ácido lático, responsável pela queima das fibras brancas, que leva a hipertrofia muscular. As dores pós-treino é o resultado do seu corpo estar “curando” todas as microlesões que aconteceram durante o exercício. É como se o o seu músculo rasgasse e fosse reconstituído, gerando mais massa muscular. E fique tranquilo, com o tempo ele se fortalece e a intensidade das dores diminui – isso se o seu trino não envolver grandes cargas e repetições.

  1. Jamais pare após atingir seus objetivos

Um dos grandes erros de quem conquista seus objetivos é parar de treinar! Isso ocasiona em perda de massa muscular, que pode ser percebida após quinze dias sem atividades físicas. Por isso, é importante continuar mantendo a rotina de treinos para deixar os músculos ativos e a sua qualidade de vida em dia.

Essas dicas são fundamentais para você ganhar massa muscular, mas mais do que isso: ter uma vida saudável. Lembre-se de dar um passo de cada vez, não se desespere para alcançar os objetivos em pouco tempo, vá devagar que aos poucos os resultados chegam e permanecem.

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