Av. João Gualberto, 1487 - Juveve, Curitiba - PR, 80030-001
(41) 3018-9898

Por que a avaliação física deve monitorar diversos indicadores de saúde?

Por que a avaliação física deve monitorar diversos indicadores de saúde?

Conhecer a importância da avaliação física é essencial se você busca ter mais controle e resultados no seu treino de academia. Por esta razão, uma boa avaliação física deve monitorar diversos indicadores de saúde. Isso porque, quanto mais informações, melhor será os efeitos dos seus exercícios físicos

O processo de uma avaliação física se resume em:

  1. Avaliar
  2. Analisar 
  3. Prescrever

Na segunda etapa, a avaliação física deve analisar diversos indicadores de saúde. Assim, prescreve as características que influenciam o condicionamento físico do avaliado.

Mas o que são indicadores de saúde?

“A construção de indicadores de saúde é necessária para analisar a situação atual de saúde, fazer comparações e avaliar mudanças ao longo do tempo (VAUGHAN e MORROW, 1992).”

Nesse sentido, os indicadores de saúde são importantes para identificar a ocorrência de distúrbios e doenças pré-existentes. Assim, é integrado com a análise de marcadores fisiológicos. Dentre eles, o índice de massa corporal (IMC), quantidade de água que o corpo precisar ingerir diariamente, massa muscular, entre outros.

Por isso, ao fazer uma avaliação física antes de iniciar os exercícios, verifique se há a análise das seguintes questões:

1- Percentual de gordura

Saber o percentual de gordura contida no seu corpo em uma avaliação física é importante para predizer a propensão de doenças cardíacas, diabetes, pressão arterial, entre outros fatores que causam mau funcionamento do corpo.

2- Hidratação

Identificar o estado de hidratação do indivíduo é essencial porque ocorrendo uma hiper ou hipo-hidratação, o corpo começa a apresentar sinais de mau desempenho e perda de rendimento nos exercícios.

Atenção: uma leve perda de 2% no estado de hidratação corporal já é capaz de reduzir a dissipação de calor e comprometer a função cardiovascular e capacidade de se exercitar.

3- Massa muscular

A massa muscular representa a quantidade em percentual e em quilos do indivíduo. Diante disso, saber a quantidade de massa muscular em uma avaliação física é de grande importância para evitar dificuldades futuras para realizar tarefas. Tanto em relação a seu cotidiano quanto na redução de força nos exercícios.

Leia mais: Qual a importância do exercício físico regular para sua saúde?

4- IMC, Índice de Massa Corporal

O IMC é a sigla para índice de massa corporal, que avalia o peso do indivíduo em relação à sua altura. Com essa avaliação, o profissional identifica se o avaliado está dentro do peso ideal, acima ou abaixo do peso desejado.

Este dado é essencial, porque estar fora do peso ideal indicado no cálculo do IMC influencia negativamente na sua saúde. Podendo aumentar o risco de doenças crônicas e infarto, por exemplo.

5- Taxa metabólica basal

A taxa metabólica basal representa o quanto que o corpo consome de energia para que suas funções vitais sejam mantidas sem qualquer tipo de atividade física. Ou seja, quanto maior a taxa metabólica basal, maior o consumo diário de energia. Esse dado é importante, principalmente, para as pessoas que desejam reduzir o percentual de gordura e melhorar seu treino.

Sem dúvida, uma avaliação física de qualidade deve analisar os indicadores de saúde e marcadores fisiológicos com segurança e eficiência. Por isso, opte por academias que oferecem benefícios para sua avaliação, como o uso de tecnologias de ponta.

A avaliação física da academia Hype é de última geração e conta com a análise de 6 bioindicadores de saúde, essenciais para o seu resultado. Por meio de um scanner digital, em apenas 2 minutos você acessa seus resultados, que são enviados diretamente para o seu e-mail!

Gostou desse conteúdo? Confira tudo sobre a Hype no nosso site e acompanhe nossas redes sociais no Facebook e no Instagram. Nosso blog traz novidades e dicas toda semana, não perca!

Facebook Comentários

Related Posts

Leave a comment