Av. João Gualberto, 1487 - Juveve, Curitiba - PR, 80030-001
(41) 3018-9898

Por que é importante fazer avaliação física antes de iniciar os exercícios?

Por que é importante fazer avaliação física antes de iniciar os exercícios?

Imagine que você foi convidado para fazer uma trilha de 15 km nas montanhas para daqui um mês. E, ao saber, você se anima e começa uma rotina de exercíciosalimentação saudável, porém, sem apoio de um profissional de saúde. Então, ao chegar o dia da tão esperada trilha, infelizmente acaba não conseguindo atingir o objetivo que tanto queria e se frustra com isso. Será que essa situação poderia ser revertida?

A resposta é sim! Essa situação pode ser revertida com a simples atitude: fazer uma avaliação física.

Por que a avaliação física é importante?

Como sempre destacamos em nosso blog, apostar nos exercícios físicos é a escolha certa para quem quer melhorar sua saúde, qualidade de vida, autoestima e evitar diversas doenças cardiovasculares e metabólicas, como a diabetes.

Contudo, se você quer atingir o seu objetivo com mais eficiência, é essencial mensurar suas capacidades físicas antes de iniciar o programa de treino. Então, é aí que a avaliação física entra!

“Realizar a avaliação física permite que sejam identificadas características fundamentais para a construção de um plano de exercícios personalizado mais eficiente, que previne lesões e é mais prazeroso. Além disso, ao realizar a avaliação, o profissional pode observar riscos de doenças cardiovasculares, metabólicas, pulmonares ou do sistema locomotor que podem ser agravadas pela prática de exercícios físicos.” – CREFPR.

Portanto, a avaliação física é importante porque ela avalia o seu condicionamento físico, indica os melhores exercícios físicos e faz a prescrição alimentar correta. Por isso, deve ser o primeiro passo antes de iniciar qualquer rotina de treino.

Leia também: 5 motivos para começar uma atividade física hoje!

Qual é o objetivo da avaliação física?

O objetivo principal da avaliação física é mensurar o condicionamento atual do avaliado. Para isso, são realizados diferentes testes para analisar e definir as seguintes características:

  • Explicita a anatomia
  • Verifica o nível das capacidades físicas
  • Detecta aptidões biológicas e fisiológicas
  • Descobre a ocorrência de alguma doença pré-existente
  • Identifica limitações

Com qual frequência devo fazer a avaliação física?

Não é apenas antes de começar a malhar que é preciso de uma avaliação. As avaliações físicas devem ser feitas periodicamente. Como também, seus resultados precisam ser sempre comparados ao anterior. Assim, o profissional analisa suas melhorias ou falhas, tanto no aspecto condicional como no físico.

Como é a avaliação física na academia Hype?

Neste mês, a novidade para os nossos alunos é a união entre tecnologia e avaliação física para otimizar a sua saúde. Sendo assim, lançamos o inovador scanner digital. 

Agora, a avaliação física da Hype oferece um aparelho de bioimpedância. Para quem não sabe, a bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura.

Na Hype, nosso aparelho é o mais moderno do mercado e possibilita dados de 6 marcadores fisiológicos diferentes em apenas 35 segundos, e os resultados são enviados diretamente pelo seu e-mail.

Os marcadores fisiológicos analisam diversos pontos da sua composição corporal. Assim, determinam seus índices de massa muscular, percentual de gordura, quantidade de líquido no seu corpo entre outras variáveis.

Confira quais são os 6 marcadores fisiológicos da avaliação física na Hype!

  1. Percentual de gordura: visualize de forma lúdica a condição e quantidade de gordura contida no seu corpo;
  2. Hidratação: confira seu estado de hidratação corporal;
  3. Água intra e extracelular: veja a quantidade de água que existe dentro e fora das células do corpo como um todo;
  4. Massa muscular: saiba a quantidade tanto em percentual como em quilos da sua massa muscular;
  5. Taxa metabólica basal: entenda o quanto que o seu corpo consome de energia;
  6. Saúde celular: conheça sua qualidade celular em uma relação completa da idade cronológica com a biológica;

A avaliação física na Hype é sempre feita por um profissional de saúde. Por isso, você irá compreender como todos esses marcadores e dados irão influenciar no seu programa de treino. Assim, seus resultados e objetivos são alcançados de forma saudável e eficiente!

Gostou desse conteúdo? Confira tudo sobre a Hype no nosso site e acompanhe nossas redes sociais no Facebook e no Instagram. Nosso blog traz novidades e dicas toda semana, não perca!

Facebook Comentários

Related Posts

Leave a comment