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Atividade física na terceira idade: a importância de se manter saudável

Atividade física na terceira idade: a importância de se manter saudável

O corpo humano funciona como uma máquina que trabalha 24 horas por dia para manter tudo em ordem. Nesse sentido, para que suas funções não saiam do trilho, ele precisa de cuidados regulares, como a prática da atividade físicas, boa alimentação e cuidados com a mente.

Ao envelhecer, o corpo exige mais esforço e cuidado, pois os músculos enfraquecem, e aumenta a incidência de dores, lesões e quedas. Segundo pesquisas, o idoso tem perda de até 5% da capacidade física a cada 10 anos. Porém, é possível recuperar essa capacidade fazendo atividades físicas adequadas.

Por isso, é crucial conhecer a importância de se manter saudável. Afinal, 14,6% da população brasileira são pessoas de terceira idade – o que equivale a 207,1 milhões de pessoas. Para se ter uma velhice mais tranquila e garantir a longevidade, confira abaixo os benefícios da atividade física na terceira idade: 

1- Diminui o risco de doenças cardiovasculares e cardiorrespiratórias

A prática de atividades físicas na terceira idade reduz o risco de doenças cardiovasculares. Dentre elas, AVC, tromboembolismo, hipertensão, diabetes tipo II e obesidade. Além disso, diminui o risco de doenças cardiorrespiratórias e pressão alta. Isso ocorre pois a atividade física auxilia no bom funcionamento dos órgãos, aumenta a capacidade respiratória, a resistência física e facilita a circulação sanguínea.

2- Melhora a autoestima

A autoestima é a satisfação do indivíduo consigo mesmo. Na terceira idade, ela tende a decair devido a diversos fatores que surgem com as limitações, que aumentam nessa fase da vida, e as mudanças físicas que o corpo sofre com o passar dos anos. Por isso, um dos meios para aumentar a autoestima é praticar atividade física, pois ela é responsável por aumentar o nível das substâncias no nosso organismo que dão a sensação de bem-estar, felicidade e prazer.

Outro benefício da atividade física na terceira idade é a diminuição dos níveis de gordura corporal. A gordura corporal em excesso pode agravar o surgimento de diversos problemas de saúde, como a diabetes. Por isso, praticar atividade física evita o excesso de gordura, mantém o corpo com o peso ideal, acelera o metabolismo e aumenta a massa muscular.

3- Aumenta a densidade óssea

Os exercícios físicos ajudam a minimizar a perda de massa óssea, aumentando a sua densidade, fortalecendo os músculos, articulações e ossos. Com isso, reduz risco fraturas e previne a tão temida osteoporose e suas consequências degenerativas. O que é essencial para a qualidade de vida e disposição das pessoas da terceira idade.

Além disso, a prática de exercícios com peso, de forma adequada e regular na terceira idade, auxilia a manter os ossos fortes e saudáveis.

4- Previne depressão, ansiedade e estresse

A OMS (Organização Mundial da Saúde) já comprovou que os exercícios físicos regulares garantem a saúde mental de qualquer pessoa. A atividade física previne e retarda o surgimento de doenças, como depressão, ansiedade e diminui o estresse. Por isso, os idosos podem aproveitar desses benefícios. Segundo pesquisas de Nieman (1999, p. 291):

As pessoas idosas que se exercitam regularmente relatam que dormem melhor, são menos vulneráveis às doenças virais e possuem uma melhor qualidade de vida do que as sedentárias.

Assim, percebemos que sua prática se torna importante para evitar diversas doenças e manter o equilíbrio entre mente e corpo.

Atividades físicas na terceira idade, quais exercícios os idosos podem fazer?

Em geral, é recomendado para o idoso realizar atividades físicas do tipo aeróbio, de musculação e de flexibilidade, pois são capacidades que começam a entrar em declínio com o tempo. O pilates, caminhada, alongamento e danças, como a zumba são as mais indicadas aos idosos. Essas atividades são leves e conseguem suprir às necessidades e realidade física, psicológica e social do idoso.

A frequência de atividades físicas na terceira idade pode variar. Geralmente, é indicado de uma a três vezes por semana, com média de duração para cada sessão entre 20 e 60 minutos.

Porém, tudo depende de sua capacidade física e muscular. O ideal é sempre ter um profissional da saúde para acompanhar, observar e respeitar o limite do idoso.

É graças ao corpo e seus organismos que podemos nos movimentar, nos expressarmos, comer e nos relacionarmos. Por isso, é justo cuidarmos dele. Com a prática da atividade física e seus benefícios, a população da terceira idade tem mais qualidade de vida. Lembrando que quanto antes for iniciada a prática, melhor será o desempenho da capacidade física do idoso, o que auxilia no retardamento de doenças oriundas do sedentarismo. 

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