Benefícios de praticar lutas e artes marciais

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Não é novidade que a prática de exercícios físicos faz bem para a saúde e melhora a qualidade de vida. E as atividades físicas não se restringem apenas à musculação. Treinos funcionais, aeróbicos, caminhada, corrida e, principalmente, a prática de esportes, são atividades recomendadas para quem deseja obter uma melhor qualidade de vida.

E dentre todos os esportes, poucas atividades são tão completas quanto as lutas. Melhorando o condicionamento físico, a coordenação motora, a flexibilidade, a respiração, a postura e os reflexos, as artes marciais também proporcionam um forte desenvolvimento mental. Diferente do que muita gente pensa, as artes marciais transmitem aos praticantes conceitos de hierarquia, concentração e disciplina, sendo verdadeiras filosofias de vida. Até porque as lutas não servem apenas para o combate físico, mas também para quem quer melhorar a qualidade de vida.    

Então, se você está na dúvida se adota ou não uma luta como prática de atividade física, confira alguns dos vários benefícios que as artes marciais oferecem:

Diminui o estresse

Como já falamos outras vezes aacademia ajuda a aliviar o estresse, pois nosso corpo produz diversos hormônios durante a atividade física. Os dois principais são a endorfina e a serotonina. Este neurotransmissor é responsável pela sensação de prazer e bem-estar, melhorando o humor, enquanto a endorfina funciona como um analgésico, diminuindo a tensão muscular. A combinação desses hormônios reflete na diminuição da ansiedade, depressão e nervosismo.

E, além disso, a intensidade dos treinos é uma excelente forma de descontar raivas e frustrações, diminuindo o estresse.

Melhora o físico

Ao contrário do que alguns acreditam, as artes marciais não trabalham a hipertrofia muscular. Diferente da musculação, que trabalha cada músculo isoladamente, os exercícios realizados nas artes marciais auxiliam o processo de fortalecimento e definição muscular.

O Muay-Thay, por exemplo, é uma luta que envolve saltos, chutes, socos e mudanças de direção, trabalhando inúmeros músculos como o abdômen, pernas, braços e tronco. Já o Boxe é uma luta muito recomendada para quem busca obter braços mais fortes, além do desenvolvimento da musculatura dos membros superiores, junto ao fortalecimento do tronco. Mas no boxe, o abdômen também é uma região muito exigida, principalmente para a contração ao receber socos. E tanto no boxe quanto no muay-thai, a rotação do tronco é muito usado, sendo uma excelente forma para melhorar a postura, afinar a cintura e definir o abdômen.  

Já no Jiu-Jitsu e no Judô, a força é mais trabalhada. Uma luta que acontece principalmente no chão, o treino consiste no contato com o solo e com o adversário, aprendendo a erguer o outro, levantá-lo e arremessá-lo contra o chão. Dessa forma, o condicionamento físico e a função cardiorrespiratória são extremamente estimuladas.

Agora, para quem busca aprimorar os reflexos, o Kung-fu é o ideal. Esta arte marcial milenar exige ataques, esquivas e defesas, trabalhando em todo tempo as reações.

Existem dezenas de outras lutas, como Krav Magá, Kick Boxing, Taekwondo, etc., que também são excelentes para o desenvolvimento físico e mental. E mesmo cada estilo tendo suas características principais, todas trabalham para o fortalecimento muscular, agilidade, coordenação motora e equilíbrio mental. Portanto, a preparação para uma luta ou um treino, é tão importante quanto o combate em si. Exercícios de corda, flexões, abdominais, alongamentos, corrida e treinos de reflexo, chegam a ser mais valiosos do que o contato físico com o outro.     

Melhora o psicológico

As artes marciais fazem mais do que desenvolver o corpo. Elas também desenvolvem a mente por meio de conceitos de disciplina, respeito, concentração, autocontrole e hierarquia.

Ao desenvolver uma nova habilidade – a de usar sua força para autodefesa – é importante que o praticante tenha controle para não aplicar força desproporcional ao outro. Para isso, existem conjuntos de regras de conduta próprios para cada modalidade.

Além disso, é importante que o aluno tenha disciplina nos treinos, focando sua concentração nos ensinamentos dos mestres e evitando perder treinos, e assim, ficar na desvantagem em comparação aos outros alunos.

Outro fator importante ensinado nas lutas, é a relação entre professor e aluno. Existem as graduações para que todo praticante deve seguir, para que um iniciante possa se tornar um mestre um dia. No Muay-Thai a graduação funciona assim, de acordo com a Confederação Brasileira de Muay-Thai:

  • Branca;
  • Branca ponta vermelha;
  • Vermelha;
  • Vermelha ponta azul clara;
  • Azul clara;
  • Azul clara ponta azul escura;
  • Azul escura (instrutor);
  • Azul escura ponta preta (instrutor master);
  • Preta (professor);
  • Preta e branca (Mestre); e
  • Preta, branca e vermelha (Grão-mestre).

E claro, mais saúde

Como sempre apontamos aqui no blog, a prática de atividades físicas é um dos principais fatores para quem busca uma vida mais leve, saudável e equilibrada. A prática de artes marciais contribui para a melhoria de problemas de saúde, como controle do colesterol, pressão alta e gastrite.

E para quem quer saber como emagrecer e qual atividade física adotar para isso, as artes marciais são uma excelente escolha. Uma hora de Muay-Thai, Jiu-Jitsu e MMA pode queimar até 700 kcal. Então, junto ao melhor condicionamento físico, equilíbrio mental e definição muscular, a prática de artes marciais contribui, e muito, para o emagrecimento. Isso tudo resulta na melhoria da qualidade de vida.

Mas lembre-se que é muito importante tomar alguns cuidados antes de praticar qualquer atividade física, como fazer uma avaliação física e cardiovascular. É importante que o seu professor entenda quais são as suas limitações, mudando seu treino, principalmente quanto a intensidade. Assim, evita-se problemas mais sérios. Também preste atenção nos ensinamentos e orientações do professor para que você execute as técnicas corretas e não se machuque.  

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