WeCreativez WhatsApp Support
Nosso time está aqui para tirar suas dúvidas.
Oi, como posso ajudar?
Av. João Gualberto, 1487 - Juveve, Curitiba - PR, 80030-001
(41) 3018-9898

29 de abril: Dia Internacional da Dança

29 de abril: Dia Internacional da Dança - Blog Academia Hype

Criado pela Unesco em 1982, o Dia Internacional da Dança teve a data de 29 de abril escolhida para homenagear um mestre do balé francês: Jean-Georges Noverre (1727-1810). Começando a dançar ainda na adolescência, Noverre se destacou na história da dança por ter escrito o famoso conjunto de cartas sobre o balé de meados do século XVIII, o “Letters sur la Danse. Aluno de Louis Dupré, na Académie Royale de Musique et Danse (posteriormente, Ópera de Paris), o bailarino também publicou trabalhos sobre a música, um ensaio sobre dança na antiguidade e textos sobre a arquitetura de uma sala de ópera e libretos.

Estreando como bailarino na Ópera-Comique, Jean-Georges conviveu com famosos bailarinos, como Jean Barthélemy Lany e Barbarina Campanini, durante sua estadia em Berlim a serviço de Frederico II da Prússia. Anos depois, tornou-se mestre em variados gêneros de dança, mas o sucesso se iniciou com a criação do Balé Chinês.  

A importância da dança para a sociedade

Qual sua reação quando você recebe uma boa notícia, ganha um presente ou seu time faz um gol? Você pula, grita, abraça e faz coisas do tipo, não é mesmo? E quando você está com raiva as reações são parecidas, certo? Isso acontece porque o nosso corpo tem uma imensa necessidade de se movimentar para expressar um sentimento.

E é justamente por isso que a dança existe. Ela surgiu pela necessidade do homem de expor suas emoções. Antes mesmo da comunicação oral ou escrita, as pessoas se expressavam por meio de movimentos corporais. Isso mostra a importância que a dança tem para a civilização como forma de comunicação.

Tanto na Grécia Antiga quanto no Egito Antigo, a dança era usada no culto de algumas religiões (a dança do ventre tinha como objetivo homenagear os deuses, por exemplo). E essa influência é visível até nos dias de hoje, como em nossas festas típicas – Carnaval e Festa Junina. Isso faz com que a dança seja considerada como a mais antiga e completa arte, por envolver o teatro e a música.

Leia também: Academia e qualidade de vida andam lado a lado.

A importância da dança para a saúde

Além de servir como forma de comunicação, a dança é muito importante para o nosso corpo, em especial nossa coordenação motora. A dança proporciona mais força e resistência ao corpo, pois ela incentiva a resistência do próprio corpo.

E a dança também é uma atividade física. Então, para quem não curte muito musculação ou esportes, mas quer perder peso e praticar um exercício físico, uma boa aula de dança já faz um bem danado. Fisioterapeutas afirmam que a dança ajuda a fortalecer a musculatura, a trabalhar a respiração corporal e desenvolver, ao dançarino, uma excelente noção espacial, junto com uma melhor postura e equilíbrio corporal.

E a dança é capaz de trazer, além de benefícios físicos, paz de espírito e uma convivência social saudável. Através da dança, nós podemos alcançar corpos mais fortes, elegantes e seguros e mentes mais desinibidas, arrojadas e criativas. Isso, porque a dança provoca uma sensação de alívio e bem-estar, resultando em alegria.

Pensando sobre os benefícios resultantes da dança, podemos elencar:

  • correção da postura;
  • correção dos joelhos para dentro;
  • correção de pés chatos;
  • desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória;
  • independência funcional;
  • ganho de força e resistência muscular;
  • melhora no equilíbrio corporal;
  • potência aeróbica;
  • aperfeiçoamento das noções espaciais;
  • perda de peso;
  • tonificação muscular;
  • mente mais leve;
  • equilíbrio mental;
  • paz;
  • sociabilidade;
  • muita alegria.

Então, se você quer ganhar todos esses benefícios, tá esperando o que para começar uma aula de dança? Na Academia Hype você encontra aulas de dança perfeitas para você. Na aula de zumba você dança diversos ritmos latinos, como a salsa, o mambo, o merengue e os ritmos exclusivamente brasileiros: samba, funk e axé.

Na aula de ritmos você também encontra diversos estilos para pôr o corpo em movimento, como samba, funk, sertanejo. Enquanto o Balé Hype inclui movimentos da musculação, proporcionando uma aula de alto gasto calórico e fortalecimento muscular. Tudo isso com muita diversão, professores experientes e horários flexíveis.

Confira tudo sobre a Hype no nosso site e acompanhe nossas redes sociais no Facebook e Instagram. Nosso blog traz notícias e dicas toda semana, não perca!

Facebook Comentários

Related Posts

Leave a comment