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Entenda a diferença entre definição e tonificação muscular

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Muito mais do que um corpo bonito, praticar exercícios físicos cuida da mente e melhora sua qualidade de vida. O fortalecimento dos músculos é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Isso porque uma musculatura forte e resistente, além de melhorar o condicionamento aeróbico, protege os ossos e articulações.

Mas para entender a importância da musculação é preciso compreender primeiro o que é definição e tonificação muscular. Embora parecidas, definição e tonificação muscular são coisas diferentes.

O que é tonificação muscular?

Basicamente, tonificar significa endurecer o músculo e eliminar a flacidez. O objetivo da tonificação muscular é tensionar as fibras musculares, que são importantes para a manutenção dos ossos e deslocamento do corpo.

Músculos da perna, glúteos e antebraços são os que mais sofrem com a flacidez, pois são músculos pouco usados no dia a dia. Dessa forma, os exercícios aplicados neles são mais exigentes, mas em geral os treinos para aumentar o tônus consistem em maiores repetições e cargas médias.

Leia tambémqual a importância do exercício físico regular para sua saúde?

O que é definição muscular?

Campeão de frustração, definição muscular tem como objetivo fazer com que os músculos “apareçam”. E músculos são massa magra, ou seja, sem gordura, então para fazer com que os músculos definam, sendo possível notar o seu contorno, é preciso diminuir o percentual de gordura. E é nesse foco que funciona o treino para definição muscular, eliminar a camada de gordura entre pele e músculo. Porém esse é um dos maiores desafios, principalmente graças a alimentação desregrada.

Independente do objetivo do treino – seja tonificar ou definir o músculo – o foco deve ser o desenvolvimento dos músculos. Então é preciso realizar exercícios que estimulem o fortalecimento muscular.

Leia tambémacademia e qualidade de vida andam lado a lado.

Musculação

Na musculação existem dois tipos de treinos: o de curto período de tempo e alta intensidade, e o de período mais longo e baixa intensidade. Quando o objetivo do treino é emagrecer, o mais recomendado é realizar o aeróbico após a musculação. Isso porque durante a musculação e o levantamento de cargas, o estoque de glicogênio é esgotado. Então, na hora da atividade aeróbica o corpo é obrigado a queimar gordura como fonte de energia.

Ignorar o aeróbico não é uma boa decisão para quem busca eliminar gordura e tonificar a musculatura. Ambas as atividades – musculação e aeróbica – são importantes para esse objetivo. Mas é importante não esquecer de descansar os músculos no intervalo dos treinos.

Além de gerar massa magra, a musculação é uma atividade que auxilia no ganho de massa óssea, sendo uma atividade física que oferece menos riscos de lesões do que outros esportes. Até mesmo dores nas costas podem ser solucionadas através da musculação, pois na atividade há o fortalecimento da coluna, melhorando a postura, eliminando a fraqueza muscular e ainda dando maior flexibilidade.

Por isso ela é uma das atividades físicas mais indicadas por profissionais da saúde. E não existe restrição para fazer musculação. Qualquer pessoa, de qualquer sexo e idade pode praticar atividades físicas e alcançar seus objetivos, basta apenas o acompanhamento de um profissional.

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