WeCreativez WhatsApp Support
Nosso time está aqui para tirar suas dúvidas.
Oi, como posso ajudar?
Av. João Gualberto, 1487 - Juveve, Curitiba - PR, 80030-001
(41) 3018-9898

6 itens para analisar na hora de escolher uma academia

Praticar uma atividade física é uma atitude essencial para melhorar a qualidade de vida, assim como manter uma alimentação saudável, dormir bem e manter a mente ativa. Porém, começar a praticar exercícios nem sempre é uma tarefa fácil, pois muitas vezes temos pouco tempo para procurar uma atividade. E é nesse cenário que a academia surge como uma excelente opção para quem deseja levar um estilo de vida mais saudável, por ser um ambiente que mescla atividades de todos os tipos, desde as mais pesadas – como o CrossFit -, até as mais leves, como o pilates, indo muito além da musculação.

Ir a academia é muito mais do que uma necessidade estética, ela engloba, tanto o bem-estar quanto a saúde. Como a ideia de levar uma vida mais saudável tem, felizmente, se propagado, não é difícil encontrar uma academia em todo lugar, mas essa diversidade pode deixar muita gente em dúvida de como escolher, afinal, será que todas são iguais? Todas vão trazer o resultado que desejo?

Não. Vários fatores podem interferir no seu resultado e caso você escolha um lugar que não esteja preparado, provavelmente vai se decepcionar por não alcançar o que deseja. Por isso, na hora de decidir o lugar para praticar uma atividade física é preciso levar alguns fatores em consideração. Confira.

1- Estrutura da academia

O primeiro ponto a se analisar em uma academia é quanto a estrutura. Além de avaliar se há equipamentos suficientes para as atividades que você busca, é preciso avaliar quanto a organização, o cuidado com os aparelhos, o ambiente, a divisão dos espaços, a higiene, se há banheiros e duchas para pré e pós-treino, armários para guardar os pertences, ar-condicionado, estacionamento e até mesmo televisão ou música. Todos esses fatores interferem na prática das atividades físicas e são fundamentais na hora da escolha.    

2 – Profissionais capacitados

Uma das principais coisas a se analisar na escolha da academia é a equipe de profissionais. Como, geralmente, quem procura a academia são iniciantes sem os conhecimentos do que fazer para alcançar seus objetivos, a falta de um acompanhamento correto leva à prática incorreta de exercícios, o que pode até gerar lesões. Por essa razão, é tão importante que a academia tenha professores devidamente qualificados.

Procure informações sobre a qualificação dos profissionais de Educação Física na própria academia e converse informalmente com alguns alunos para saber como eles são durante os treinamentos.  

3 – O que a academia oferece?

Avalie também quais atividades a academia oferece além da musculação. Antes de fechar um plano, é preciso ter em mente quais as aulas você gostaria de fazer. Então peça informações sobre horários e disponibilidade de vagas para as atividades que complementam a musculação, como aulas de luta, dança, pilates, exercícios aeróbicos, etc. Quanto mais opções, melhor. Porém, não esqueça de verificar se estão no seu plano, assim, evitando de se matricular e pagar mensalidade para acabar não frequentando a academia por falta de aulas ou vagas.

Além de aulas adicionais, algumas academias também oferecem um clube de vantagens, dando descontos para os alunos em estabelecimentos parceiros. Esse é um diferencial muito vantajoso que algumas academias oferecem.

4 – Localização

Sua rotina é agitada e você teve um dia cansativo, porém, ainda tem que ir para a academia. Só que ela fica do outro lado da cidade. Entre atravessar a cidade para malhar ou ir para casa, tomar um banho relaxante e descansar, você provavelmente escolherá a segunda opção. A não ser que você esteja extremamente determinado a enfrentar o trânsito para malhar.

É comum escolher o conforto, por essa razão procure uma academia que esteja perto de você, de onde você mora, trabalha ou que seja no caminho. Opte por uma que a localização facilite a sua vida.

5 – Horários

Para quem tem uma rotina corrida é fundamental priorizar o horário de funcionamento da academia. Escolha um local que se adeque ao seus horários. Para isso, confira a grade horária das aulas e crie a melhor escala de treino para você.

6 – Preço

Esse é, com certeza, um dos fatores determinantes na hora de escolher uma academia. Mesmo que ela se adeque em todos os critérios citados anteriormente, se o valor da mensalidade não couber no seu orçamento, certamente ela se tornará uma opção descartada. É preciso avaliar se há cobrança na matrícula, quais aulas estão dentro do pacote e se há fidelidade no contrato. Coloque tudo isso na ponta do lápis e analise se é possível arcar com os custos da academia, evitando interromper as aulas por falta de pagamento.

Entre as 5 melhores academias de Curitiba

Com 11 anos de excelência no mercado curitibano, a Hype está localizada no coração do Juvevê, oferecendo saúde, conforto e muita variedade de atividades e entretenimento. São mais de 90 aulas semanais de ginástica, artes marciais, treinamento funcional e pilates. Com professores experientes e qualificados, a Hype conta com uma estrutura totalmente remodelada, com equipamentos importados de primeira linha e 1100 m² de área, além de ambiente climatizado. E tudo isso por apenas R$99 mensais.

Confira tudo sobre a Hype no nosso site e acompanhe nossas redes sociais no Facebook e no Instagram. Nosso blog terá notícias e dicas toda semana, não perca!

Facebook Comentários

Related Posts

Leave a comment