WeCreativez WhatsApp Support
Nosso time está aqui para tirar suas dúvidas.
Oi, como posso ajudar?
Av. João Gualberto, 1487 - Juveve, Curitiba - PR, 80030-001
(41) 3018-9898

Por que o sono e o descanso são importantes para a sua saúde?

Por que o sono e o descanso são importantes para o rendimento físico- (1)

Sono é saúde!

Hoje existe um péssimo hábito nas pessoas em dormir pouco para ganhar mais tempo no dia-a-dia. Porém como dito, este é um péssimo hábito. Dormir está diretamente ligado a sua qualidade de vida e a produtividade.

Segundo a Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM, sigla em inglês), “Dormir bem é um dos três pilares fundamentais para ter uma boa saúde, ao lado de uma dieta equilibrada e exercício regular”. Também afirmam que a falta do sono ou a má qualidade do mesmo, gera grande impacto negativo na saúde em curto e longo prazo. Vamos entender alguns problemas causados pela falta do sono.

 Não dormir engorda

Sim, isso mesmo que você leu. Não dormir engorda! Segundo pesquisadores do Catar, dormir aumenta o apetite. Durante o sono, nosso corpo produz leptina, um hormônio responsável pelo controle da sensação de saciedade. Então quanto menos você dorme, menos leptina é produzida e consequentemente, seu corpo sente maior necessidade de comer, principalmente carboidratos. É aquele ditado popular, “o sono alimenta”.

Dormir pouco causa doenças

Quem tem o sono privado, possui risco muito mais alto de ter doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e depressão. Na mesma pesquisa que descobriu que sono engorda, foi descoberto que a falta de sono aumenta a resistência à insulina. O sono inibe a produção de cortisol, um hormônio com ação inversa à insulina. Dormindo pouco a quantidade de glicose no sangue aumenta, levando a um estado pré-diabético ou mesmo a própria diabetes.

O risco de derrame também pode ser influenciado pela falta de sono. Dormir pouco pode aumentar a pressão sanguínea e contribuir para a obesidade, esses são dois fatores para o derrame. Segundo estudos recentes, pessoas que dormem menos de 6 horas por noite regularmente possuem um risco 4 vezes maior de sofrer com os sintomas de um derrame.

 O sono impacta a capacidade de atenção, a recuperação da memória e a aprendizagem

É preciso entender o sono da mesma maneira que entendemos outras coisas que são benéficas a saúde, como uma dieta correta e a atividade física. Não dormir tem um impacto direto com a atenção, sendo um potencial causador de desastres ao volante. 42% dos acidentes automobilísticos são causados pela privação do sono. Outro dado assustador é que 50% das fatalidades no trânsito ocorrem à noite e estão diretamente relacionadas a motoristas cansados.

Uma noite mal dormida é suficiente para impedir o bom funcionamento das três funções básicas para assumir a direção: a cognitiva, responsável pela atenção, a concentração, o raciocínio e a vigília; a função motora, com as respostas e reflexos a estímulos; e a função sensório-perceptiva, que diz respeito aos sentidos como tato, visão e audição.

A regeneração dos tecidos cerebrais e físicos ocorrem à noite. Sem descanso não há recuperação, logo o rendimento intelectual e físico é afetado.

Dormir e praticar exercício físico, uma combinação perfeita

O sono tem uma importância fundamental na prática de atividades física. Outro hormônio essencial para nosso corpo produzido na hora do sono é o GH, hormônio do crescimento. Ele é produzido principalmente na primeira fase do sono profundo. O GH evita o acúmulo de gordura, combate a osteoporose e melhora a performance aumentando a síntese de proteínas nos músculos.

Além disso, os dois se relacionam. Praticar atividades físicas ajuda a regular o sono, enquanto dormir prepara seu corpo para atividades físicas, principalmente na recuperação muscular.

Cada um tem uma característica individual sobre a necessidade diária de sono, porém o recomendado é de 7 a 8 horas diárias. E para aqueles que dormem pouco e tentam recuperar o tempo perdido dormindo o dia inteiro: Não adianta nada. Segundo especialista, uma vez perdido, o sono não é reposto. Seu organismo já perdeu o equilíbrio, a regulação hormonal já foi alterada e sua imunidade já está baixa. O ato de dormir, muitas vezes, é subestimado, mas é algo que deveria preocupar a todos. Dormir é uma questão de saúde pública.

Confira tudo sobre a Hype no nosso site e acompanhe nossas redes sociais no Facebook e no Instagram. Nosso blog terá notícias e dicas toda semana, não perca!

Facebook Comentários

Related Posts

Leave a comment