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Como a academia pode ajudar a aliviar o estresse?

Como a academia pode ajudar a aliviar o estresse?

Um dos maiores problemas do século, o estresse, na verdade é um quadro de alerta e agitação criado pelo organismo, para proteger de possíveis situações de perigo. Porém, com a rotina agitada que vivemos, esse estado de alerta do estresse tem prejudicado, e muito, a qualidade de vida e a saúde das pessoas. As situações que nosso organismo entende como de perigo não necessitam da aceleração do batimento cardíaco, de ansiedade ou de nervosismo.

A melhor maneira de controlar o estresse é tentar evitá-lo. Mas como?

Simples: levando uma rotina mais leve e tranquila.

Tratamentos psicológicos são bons para o alívio do estresse, mas os exercícios físicos também são uma ótima alternativa. E além de ser desestressante, atividades físicas melhoram o condicionamento cardiovascular, evitam a obesidade, o sedentarismo e uma série de doenças.

Qual o melhor exercício?

As melhores atividades físicas para controlar o estresse são aquelas que trazem prazer ao praticante. Exercícios que demandam maior movimentação corporal e gasto energético são uma ótima opção.

A musculação é um ótimo exercício, desde que seja bem orientado, para evitar lesões. A prática da musculação melhora a postura e fortalece as estruturas musculoesqueléticas, reduzindo ou até eliminando dores articulares e musculares. Sim, podemos fazer outros tipos de exercícios, mas não podemos fugir dos exercícios resistidos, pois vários estudos comprovam a sua eficácia, benefícios e segurança.

Aumento da sensação de bem-estar

Durante a prática, são liberadas várias substâncias na corrente sanguínea que aumentam a sensação de bem-estar e prazer. A principal é a endorfina, considerada um analgésico natural, ela é produzida pelo cérebro durante e após o exercício físico. Reduz a ansiedade e alivia as tensões, sendo recomendada até para tratamento de leves depressões.

Controle da pressão arterial

O estresse provoca uma elevação da pressão arterial, o que gera o estado de alerta. Na prática de atividades físicas também há uma elevação inicial da pressão arterial, porém o organismo tem mais facilidade para reduzir a força do fluxo sanguíneo com a ajuda dos hormônios de prazer. Com pressão mais baixa, é possível controlar mais facilmente outros sintomas do estresse, como ansiedade e agitação.

Mantenha uma rotina de exercícios

Não adianta se exercitar só de vez em quando. Para controlar o estresse é preciso ter regularidade com os exercícios, só assim o organismo aproveitará os efeitos dos hormônios liberados. Mas lembre-se de que a prática deve ser moderada, afinal, o excesso também pode ser prejudicial a saúde.

Exercícios físicos ajudam a melhorar o desempenho no trabalho?

Não é difícil acumular energia e estresse no trabalho. Como normalmente trabalhamos sentados, podemos sofrer com a fadiga devido ao esforço cognitivo da atividade laboral. Dessa forma, chega o fim do dia e a disposição para praticar algum exercício vai embora.

Os exercícios ajudam a melhorar a disposição no trabalho, além da qualidade de vida – como já falamos –, pois ocorre o fortalecimento das estruturas musculares e esqueléticas, evitando assim o sedentarismo.

Faça um acompanhamento médico

Mesmo a atividade física sendo uma ótima opção para a diminuição do estresse, o acompanhamento médico é indispensável. Esse profissional irá te ajudar a escolher a atividade ideal para você controlar os sintomas.

Quando optamos por não realizar atividades físicas regularmente, o estresse pode surgir com mais facilidade na rotina, atingindo a qualidade da saúde de maneira gradual.

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