WeCreativez WhatsApp Support
Nosso time está aqui para tirar suas dúvidas.
Oi, como posso ajudar?
Av. João Gualberto, 1487 - Juveve, Curitiba - PR, 80030-001
(41) 3018-9898

A importância da avaliação física para iniciar academia

A importância da avaliação física para iniciar academia
A importância da avaliação física para iniciar academia

Ingressar na academia é um passo significativo para começar uma vida saudável. No entanto, muitas pessoas desconhecem a grande importância de realizar uma avaliação antes de começar as atividades físicas. Analisar o condicionamento e a aptidão física do indivíduo dará indicações para um treino mais eficaz e uma prescrição alimentar correta.

O profissional que fará a avaliação deve ser capacitado para saber verificar os dados coletados e traçar as metas a serem alcançadas. Essa análise consiste em verificar o peso, a altura, a análise das dobras cutâneas – com a utilização do adipômetro –, o histórico médico e conversar sobre possíveis problemas de saúde ou restrições físicas. Além disso, o treinador irá perguntar sobre o histórico de exercícios para saber se há uma prática regular de atividades físicas, qual modalidade ou há quanto tempo não há treino. Ao saber a condição do avaliado, o treinador saberá os limites e potenciais do indivíduo, evitando atividades que exijam muito esforço e que possam ocasionar lesões.

”A avaliação física tem como objetivo diagnosticar os pontos fortes e fracos do paciente, além de verificar o condicionamento físico que irá proporcionar informações importantes para a criação de programas de treinamentos adequados.” – aponta José Pinheiro, clínico geral e fisiologista do exercício

Todas essas informações serão cruciais na hora de montar o programa de treinamento personalizado e definir os objetivos dos exercícios, como emagrecimento ou aumento da massa muscular, por exemplo. O ideal é que essa avaliação física seja refeita para acompanhar o progresso do indivíduo.

Confira tudo sobre a Hype no nosso site e acompanhe nosso Facebook e Instagram. Nosso blog terá notícias e dicas toda semana, não perca!

Facebook Comentários

Related Posts

Leave a comment